Cirurgia Oral
clique para retornarA cirurgia oral menor é a especialidade odontológica responsável por procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas. As operações são relativamente simples e podem ser feitas dentro do próprio consultório, com anestesia local.
Esse tipo de intervenção oferece menos riscos, sendo a recuperação bem rápida e não havendo necessidade de a pessoa se afastar de suas atividades por muito tempo. Além disso, na maioria dos casos, não é necessário que o dentista faça o acompanhamento da recuperação do paciente, pois, geralmente, o pós-operatório é bem tranquilo.
Extração do Siso
O terceiro molar, popularmente conhecido como siso, é o último dente a nascer por volta dos 18 anos. Por esta razão, muitas vezes ele não consegue erupcionar por falta de espaço, por algum obstáculo mecânico, por alguma patologia, por alguma.
Enxerto de osso
No momento em que o paciente não possui um suporte ósseo suficiente, os enxerto ósseos se fazem necessários. Extrações mal conduzidas, perda de dentes a muitos anos, periodontite, várias são as razões da reabsorção daquele osso do rebordo dentário. A odontologia moderna consegue reverter isso com inúmeras técnicas seja com osso do próprio paciente, de banco de ossos ou com osso liofilizado granulado ou em bloco. A implantodontia está intimamente ligada à técnica de enxertos reabilitando mandíbulas e maxilas atróficas.
Pós Operatório
Embora os procedimentos dessa especialidade sejam bem mais simples do que aqueles realizados por buco maxilos — que necessitam de internação hospitalar —, o paciente ainda precisa tomar as devidas precauções durante o período pós-operatório. Afinal de contas, uma cirurgia, por menor que seja, sempre oferece riscos de infecção. E, se o paciente não segue as orientações do dentista, pode haver complicações no período pós-operatório.